HRP Janduhy Carneiro

HRP Janduhy Carneiro

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Saúde do Homem: Mutirão contra o câncer de próstata atende mais de 400 em Mãe d’Água





A campanha Novembro Azul, estimulada pelo Ministério da Saúde (MS) do Governo Federal, ganhou força nesse fim de semana no município de Mãe d’Água-PB. A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde (SMS) promoveu um mutirão para atender a população masculina do município com a realização do exame do toque retal (mais preciso na detecção de alterações na próstata), que contribui com o diagnostico e conseguintemente com o tratamento e a cura de alguns cânceres.

Segundo informou a secretária de saúde do município, Fátima Carvalho, 39, as atividades alusivas ao Novembro Azul tiveram início logo após o término da campanha Outubro Rosa, que tem por objetivo conscientizar a população feminina quanto ao câncer de mama e do colo de útero. “A exemplo do Outubro Rosa, nós queremos chamar a atenção dos homens, principalmente os que têm mais de 45 anos, para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata”, enfatizou. Fátima destacou ainda que a exemplo de 2013, esse ano (2014), a prefeita Margarida Tota determinou que sua pasta realizasse também todos os exames necessários que pudessem indicar qualquer outro problema de saúde nos homens. “Além da contratação do médico para fazer o exame do toque retal, a prefeita autorizou que fizéssemos em uma clinica privada outros exames que pudessem identificar outras doenças. Foram mais de 300, pois o médico não exigiu de homens com menos de 40 anos, o exame do PSA”, acrescentou.

Durante 02 (dois) dias, domingo e segunda feira, 23 e 24, o médico Dr. Eliseu de Melo Neto examinou cerca de 400 homens na sede do município e no Distrito de Stª Maria Gorete, respectivamente. Antes do atendimento clínico, o urologista proferiu palestra sobre a importância da prevenção, e falou sobre os tabus relacionados ao exame de toque. Dr. Eliseu explicou que “A próstata é uma glândula que só o homem possui e se localiza na parte baixa do abdome e que o câncer de próstata é um tumor maligno que atinge grande parcela da população aos 50 anos. Apesar disso, muitos homens relutam em consultar o médico pelo receio do toque retal”, lamentou Eliseu. “Na fase inicial não há presença de sintomas, sendo este o período em que o paciente mais tem chance de cura. Os principais sintomas relacionados ao câncer de próstata são: necessidade frequente de urinar, principalmente a noite; presença de sangue na urina; jato urinário fraco e; dor ou queimação ao urinar. A presença de um ou mais sintomas justifica-se a avaliação de um médico para chegar a um diagnóstico precoce de câncer de próstata ou de outras doenças”, esclareceu Melo Neto.

O médico urologista também recomendou atividades físicas, principalmente para os sedentários. “Muito embora observe que aqui em Mãe d’Água boa parte dos homens tenha uma atividade física impulsionada pelo trabalho na agricultura e pecuária, aos demais recomento fazer pelo menos 30 minutos de atividades físicas diárias; ter uma alimentação rica em fibras, frutas e vegetais; reduzir a quantidade de ingestão de gorduras, principalmente animal; manter o peso na medida certa; diminuir o consumo de álcool e principalmente não fumar”, alertou o urologista.

BALANÇO

Ao final da “maratona” de atendimento, Dr. Eliseu de Melo Neto fez uma avaliação positiva dos trabalhos relacionados a campanha Novembro Azul em Mãe d’Água “principalmente pela participação maciça dos homens, fruto justamente da campanha desencadeada pela secretaria de saúde do município que se preocupou em publicizar, seja através de carros de som ou de outros meios de comunicação, esses dias “D” de atendimento”.  Finalizou Eliseu de Melo Neto.

Se por algum motivo, algum homem com idade acima de 45 anos tenha ficado sem atendimento, o médico Eliseu disse que retornará ao município em janeiro de 2015, “Se depender de mim, todos os homens de Mãe d’Água serão examinados”, finalizou Eliseu de Melo Neto.

PRÓSTATA

A próstata é uma glândula que só o homem possui e se localiza na parte baixa do abdome. O câncer de próstata é um tumor maligno detectado no sexo masculino e atinge grande parcela da população aos 50 anos. Apesar disso, muitos homens relutam em consultar o médico pelo receio do toque retal.

MAIS SOBRE O NOVEMBRO AZUL

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada no mundo todo, organizada por diversas entidades no mês de novembro, dirigida a sociedade e sobretudo aos homens com foco na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças predominantemente masculinas. Em vários países, ocorre mais que uma simples campanha de conscientização, há reuniões entre os homens com o cultivo de bigodes, símbolo da campanha, onde são debatidos, além do câncer de próstata, outras doenças como o câncer de testículos, depressão masculina, cultivo da saúde do homem, entre outros.

PREOCUPAÇÃO

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), são esperados 68 mil casos do câncer de próstata até o final de 2014. Na Paraíba, a pesquisa indicou que 930 homens podem ter a doença, destes, 220 somente na capital.

Neste mês, a campanha mundial Novembro Azul, criada em 2008 pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, visa esclarecer a população acerca dos mitos da doença e estimular o exame como forma de prevenção do câncer de próstata, o que continua a ser um tabu entre os homens.

De acordo com o urologista Eliseu de Melo neto, este é um dos principais fatores da mortalidade em decorrência da doença. Segundo ele, um dos maiores problemas é o preconceito dos homens em relação ao exame de toque, que continua sendo o meio mais eficaz de descoberta do tumor.


Asscom

Hospital Regional de Patos realiza 500 cirurgias






Começou ontem no Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro mais uma etapa de cirurgias eletivas de catarata. Cerca de 500 foram destinadas à 6ª Gerência Regional de Saúde e vão ser realizadas até o próximo dia 12 de dezembro, sob os cuidados do médico oftalmologista Daniel Stropp.

Segundo o gerente regional de saúde, José Leudo Farias, as cirurgias receberam autorização para acontecerem antes das eleições, mas o Estado, para evitar qualquer tipo de conotação política, as programou para o final deste mês.

Esses procedimentos cirúrgicos beneficiam as pessoas que não conseguiram o benefício na etapa anterior, em 2013, devido a grande demanda. No próximo ano os municípios a ser atendidos são os que ficaram de fora dessa etapa.

“É um procedimento simples, rápido, dura em média cinco minutos e que não há necessidade de se fazer pontos no local”, diz a diretora do RRP, Hígia Lucena, que, junto com Leudo farias, está sempre por perto oferecendo o apoio à equipe que realiza as cirurgias.

A cirurgia de catarata de dá através do processo de facoemulsificação, ou seja, a retirada do cristalino doente por microfragmentação e aspiração e no local implanta-se uma lente intraocular artificial. Antigamente o paciente ficava internado até uma semana ou mais. Hoje logo após a cirurgia recebe alta e deve seguir apenas as recomendações do uso de colírio.

O gerente José Leudo questionou ao médico Stropp o porquê de tantas pessoas não idosas necessitando de cirurgia de catarata. Ele disse que pode haver algum tipo de relação com a falta de proteção à excessividade de luz.

Marcos Eugênio

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Funcionários do Hospital Regional de Patos recebem equipamentos de segurança




A CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho do Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro iniciou esta semana a distribuição de kits de EPI – Equipamentos de Proteção Individual a funcionários de diversos setores.

A concessão do obrigatório equipamento de proteção segue as necessidades apresentadas em relatório pelos coordenadores dos 12 setores, a exemplo da lavanderia e higienização, cozinha, CME – Centro de Material de Esterilização, fisioterapia e de todas as enfermarias, durante a SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, realizada pelo Regional de 13 a 17 do mês passado.

Os kits de proteção constam de óculos, botas, luvas, protetor auricular, essenciais para o exercício das atividades. São mais de 50 kits. Antes da entrega desse material a CIPA realizou um trabalho de conscientização sobre a importância e a obrigatoriedade do uso de EPI com todos os funcionários, que assinaram termo se comprometendo a seguir as normas técnicas de proteção à saúde do trabalhador.

A Comissão fará constantemente a inspeção do uso do equipamento e todos são passíveis de punição, que começa com notificação educativa e caso haja reincidência de não obediência aos protocolos de segurança, após 30 dias, receberá punições administrativas.

Marcos Eugênio


segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Municípios participam de capacitação para tratamento do tabagismo


Marivalda Xavier

Aconteceu nesta segunda-feira em Patos-Pb, uma capacitação direcionada a coordenadores da Atenção Básica e Vigilância em Epidemiologia da 6ª Região de Saúde. A qualificação, com o título, “Deixando de fumar sem mistérios”, foi ministrada por Marivalda Xavier, coordenadora regional de epidemiologia.

No treinamento foram trabalhadas quatro sessões: 1 – Entender por que se fuma e como isso afeta a saúde; 2 – Os primeiros dias sem fumar; 3 – Como vencer os obstáculos para permanecer sem fumar e por último, Benefícios obtidos após parar de fumar.

Essa capacitação foi oferecida aos municípios que aderiram ao 2º ciclo do PMAQ – Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica, os quais já estão recebendo a medicação para atender os fumantes cadastrados e que passarão por um processo de conscientização sobre o tabagismo, através de grupos de discussão e vão fazer uso de remédicos específicos, que os ajudarão a abandonar o uso do cigarro.

A partir dessa capacitação os municípios já dão início ao trabalho de conscientização dos fumantes, através de grupos coordenados pela atenção básica, Vigilância Epidemiológica, com apoio do NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família, que dispõe de vários profissionais. Um destes é o psicólogo, de extrema importância nesse processo de tentar melhorar a qualidade de saúde da população fumante. “Esses grupos dever ser formados no máximo com vinte pessoas. Parar de fumar é uma tarefa muito difícil, mas é preciso ter a força de vontade”. Comenta Marivalda.

Os fascículos a ser trabalhados com os fumantes apresentam-lhes os benefícios do abandono desse hábito, leva-o a refletir sobre essa prática, sua rotina associada ao tabagismo, além de oferecer uma série de exercícios físico, mentais, práticas saudáveis para se livrar do estresse causado pela abstinência, e como vencer tantos obstáculos. Uma das recomendações para quem pretender parar de fumar é tomar bastante água, intensificar os exercícios físicos, trabalhar a respiração, dentre muitos outros.

Na Paraíba há cerca de 512 mil fumantes. Por ano são registradas 2.500 mortes decorrentes do tabagismo, segundo informações do Inca – Instituto Nacional do Câncer.

Marcos Eugênio

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Hospital de Trauma de Campina atende mais de mil avítimas de acidentes de moto


O Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, que integra a rede hospitalar do Governo Estado, realizou 9.063 atendimentos no setor de emergência no mês de outubro. Desse total, 1.034 pessoas foram vítimas de acidentes de motos. 

Os atendimentos realizados em outubro incluem 48 vítimas de facadas, 55 de tiro, 82 de queimaduras, 78 de atropelamento, 119 de acidentes de carro, 66 acidentados de bicicleta e 2.164 por cortes e outros acidentes. O restante dos atendimentos foi ambulatorial e na área de pediatria. 

Nos dez primeiros meses deste ano, o Trauma de Campina Grande prestou atendimento a 86.731 pessoas, entre esses casos 9.694 são vítimas de acidentes de motos.
 
A unidade de Campina Grande atende a uma média diária de 300 pacientes. Para garantir a eficiência no atendimento e a assistência a todos, a unidade de saúde conta com 338 médicos, sendo 60 de plantão 24 horas em todas as especialidades de urgência. O hospital dispõe de internação clínica e cirúrgica em seis blocos de enfermaria, com 302 leitos.

O Trauma-CG é referência em traumatologia para 203 municípios da Paraíba, além de algumas cidades do Rio Grande do Norte e Pernambuco. O Governo do Estado investe mensalmente cerca R$ 8 milhões para a manutenção do hospital.

Secom

Campanha em Patos encerra com Buzinaço e plantio de Ipê Rosa

 
 


Para encerrar o mês de ações da campanha Outubro Rosa Patos Concra o Câncer de Mama entidades parceiras se reuniram na tarde da última sexta-feira, 31, num Buzinaço que saiu da Praça Edivaldo Motta em direção ao Hospital de Oncologia de Patos, onde foi feito o plantio de uma muda de Ipê Rosa, árvore símbolo da campanha.

A prefeita de Patos, Francisca Motta, destacou o envolvimento dos parceiros para o sucesso da campanha. “Toda essa união resultou num trabalho muito bonito. Hoje culminamos esta bela campanha com esse buzinaço e com o plantio do Ipê Rosa no Centro de Oncologia, lugar que fará a diferença na saúde de Patos. Em breve estaremos inaugurando a ‘Casa de Apoio das Amigas Viva a Vida’. Então é isso, a cada ano vemos o progresso que Patos vem alcançando com essa campanha no tocante a atendimentos, na conscientização da mulher, e com certeza são avanços que fazem uma grande diferença na vida e na saúde da mulher patoense. E é por isso que trabalhamos para melhorar cada vez mais a qualidade de vida de nosso povo,” comentou.

A secretária de Saúde de Patos, Ilanna Motta, falou sobre o aumento da oferta de atendimentos nas unidades básicas de saúde do município, onde as mulheres contaram com serviços de prevenção, além de avaliação nutricional, orientação psicológica, avaliação postural, entre outros. “Esse ano levamos às unidades de saúde o médico especialista, o mastologista que fez palestra, realizou exames clínicos, ofertamos mamografias, ultrassons mamárias, massificamos os atendimentos, foi uma campanha bem intensa,” destacou.

Para a secretária executiva de Políticas para Mulheres, Delma Bezerra, lembrou que durante todo o ano são oferecidos atendimentos voltados para a saúde da mulher nas Unidades Básicas de Saúde, como também de proteção à mulher no Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), nos CRAS e CREAS.

Gerúsia Delfino, do Grupo ‘Amigas Viva a Vida’, classificou a campanha como maravilhosa. “Fizemos uma grande mobilização, o Outubro Rosa de Patos foi maravilhoso, conseguimos atingir o nosso objetivo, a mulher de agora tem menos medo de procurar o atendimento médico, e assim se cuida mais e vive mais. Estamos muito felizes com toda campanha,” revelou.

Durante todo o mês de Outubro a mulher patoense pôde vivenciar diversas ações dentro da Campanha Outubro Rosa, iniciativa que busca conscientizar esse público no tocante à prevenção do câncer de mama e do câncer do cólo do útero. As ações contaram com apoio dos NASFs, equipes de saúde da família, CTA/SAE, Secretaria de Política Para as Mulheres, Curso Técnico de Enfermagem da ECISA (FIP), AVON, Grupo de Amigas Viva a Vida, Tiro de Guerra, 3º BPM, entre outros parceiros.

Kamylla Lopes