HRP Janduhy Carneiro

HRP Janduhy Carneiro

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Hospital de Patos realiza reformas para implantar Raio X digital


Hígia Lucena

A partir desta quarta-feira 08 o Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro passa a realizar exame de raio X no Centro de Imagens. Antes o referido exame era feito no setor de urgência, ao lado da Ortopedia. A mudança, necessária, está acontecendo por que o HRP está implantando um moderno aparelho de raio X digital, que trará maior confiabilidade e segurança para o paciente, além de economia de tempo e dinheiro público, por se tratar de um aparelho ultramoderno.

A diretora do Hospital Regional, Hígia Lucena, explicou que uma equipe da Secretaria de Estado da Saúde iniciará os trabalhos nesta quarta-feira. “Há a necessidade de reforma geral da sala, inclusive a parede terá que ser derrubada para que o equipamento possa ser montado em seu interior. Os pacientes que chegam à urgência e precisam do raio x serão levados para o Centro de Imagens, que fica n a parte interna do Hospital, ao lado da Unidade de Oncologia”, explicou Hígia.  

A previsão é de conclusão da reforma até o próximo final de semana. Depois outra equipe fará a montagem e regulagem do novo equipamento, mais uma conquista para os usuários do SUS que precisam dos serviços do Hospital Regional.


“A gente pede desculpas e a compreensão de todos pela transferência do serviço de raio x para outro local. Mas é algo que tem que ser feito para que haja mais qualidade no atendimento”, acrescentou a diretora. 

sábado, 4 de julho de 2015

Caravana do Coração atende cerca de mil pessoas em Patos


Sandra Mattos


Reunião do Círculo com gestores





A Caravana do Coração, uma atividade desenvolvida pelo Círculo do Coração (ONG), rede de cardiologia pediátrica de Pernambuco, em parceria com o Governo da Paraíba, esteve em Patos neste sábado realizando mais de 1000 atendimentos (crianças e gestantes). Essa foi a terceira vez que a caravana vem a Patos com equipe multiprofissional de saúde realizando serviços de Enfermagem, Cardiologia, Ecocardiograma, Psicologia, Nutrição, Serviço Social, Arte Terapia, Ausculta Cardíaca e Eletrocardiograma.

Já são quatro anos de parceria do Círculo do Coração com o Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde. Na abertura dessa terceira edição, ocorrida nas dependências das Faculdades Integradas de Patos (FIP) compareceram representantes do município, a exemplo do secretário municipal de saúde, Anderson Sóstenes, o gerente regional de saúde, José Leudo Farias, diretores do Hospital Regional e Maternidade Peregrino Filho, respectivamente Hígia Lucena e Odir Pereira, dentre outros.

A Caravana do Coração iniciou essa etapa na Paraíba inicialmente por Cajazeiras, no dia 29 do mês passado e terá percorrido doze municípios sede até o próximo dia 11. São eles: Cajazeiras, Sousa, Pombal, Catolé do Rocha, Patos, Itaporanga, Princesa Isabel, Monteiro, Guarabira, Mamanguape, Sumé, Picuí, Itabaiana e Esperança.

A coordenadora do Círculo do Coração, Sandra Mattos, comemorou o sucesso desse trabalho pela rede SUS, que deve chegar ao atendimento de 100 mil pessoas na Paraíba em outubro, quando a parceria completará 4 anos. A equipe já realizou mais de 400 cirurgias do coração em crianças em nosso Estado, a maioria no Hospital Infantil Arlinda Marques, na Capital João Pessoa e no Hospital Geral de Mamanguape. Alguns casos mais complexos são direcionados para Recife-PE.

Sandra explica que o atendimento às crianças não se resume a esse momento da caravana, mas permanece o acompanhamento de quem precisa de cuidados nas 20 maternidades e hospitais que fazem parte da rede, cobrindo quase que a totalidade de nascimentos pelo SUS, em torno de 96%.

“Após esse primeiro contato o atendimento tem continuidade nas salas do coração, que são ambulatórios equipados e que permitem troca de informações à distância entre os médicos (telemedicina) e acompanharmos o paciente direto do Hospital do Coração, juntamente com os pediatras locais. Então analisamos cada caso, exames, os que necessitam de cirurgia, tratamento diferente e fazemos o encaminhamento”, explicou a coordenadora do Círculo, que conta também como parceira a Universidade de Portugal, que traz para a caravana um sistema de ausculta de sons cardíacos, que auxilia na identificação de doenças.

Nesses 20 anos de existência o Círculo já atendendo a mais de 80 mil recém-nascidos, detectou e tratou de patologias em mais de 5 mil crianças. O gerente regional de Saúde, José Leudo Farias, que deu suporte aos 12 municípios da região de Patos, enalteceu essa ação do Círculo, por tantas crianças já salvas pela Caravana. “Só temos que agradecer a todos esses brilhantes profissionais que se dedicam em fazer o bem a tanta gente carente, necessitada de atendimento especializado”, enfatizou.



Marcos Eugênio

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Bispo faz visita pastoral à rede hospitalar de Patos


O bispo da Diocese de Patos, Dom Eraldo Bispo da Silva, acompanhado de vários padres, fez visita pastoral ao Hospital Regional Dep. Janduhy Carneiro, Hospital Infantil Noaldo Leite e na parte da tarde esteve também na Maternidade Peregrino Filho. Essa visita faz parte de ações evangelizadores que buscam levar votos fraternos de conforto, paz e esperança, não apenas aos enfermos, mas a todos os funcionários dessas instituições, para que possam desempenhar sempre com muito amor ao próximo, à profissão.

No Hospital Regional, Dom Eraldo foi recepcionado pela diretora Hígia Lucena, pelo gerente regional de saúde, José Leudo e funcionários, além da equipe da Pastoral da Saúde da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, do bairro Belo Horizonte. Ele percorreu praticamente todos os setores hospitalares, conversou com pacientes e funcionários. Houve uma celebração, momento de orações e uma breve reunião com Hígia e Leudo, onde alguns assuntos ligados à melhoria da saúde pública foram colocados. “Não se trata de uma visita de fiscalização da saúde pública, mas um encontro fraterno, de conversas com o povo, de ouvir as pessoas e deixar nossa mensagem de otimismo, de desejos de muita paz e saúde para todos, partilhar a dor de quem está aqui, trazer a palavra de Jesus”, explicou o motivo de sua ida aos hospitais.

Essa visita pastoral acontecerá também aos presídios de Patos, ao Lixão, onde há famílias sobrevivendo em péssimas condições de trabalho, de vida. A peregrinação percorrerá todas as paróquias, se reunirá com autoridades políticas, com pastores evangélicos, em agosto próximo.

A diretora do HRP, Hígia Lucena, agradeceu a presença de Dom Eraldo e comitiva, da alegria que todos sentiam pela presença, mensagem que transmitiam e pediu que houvesse com mais frequência essa visita comunitária. Padre José Ronaldo lembrou que a saúde dos enfermos é sempre lembrada, seja nas visitas paroquiais, sejam nas celebrações em todas as igrejas, nas orações cotidianas. “Nós rezamos diariamente pelos enfermos, por todos vocês trabalhadores da saúde para que Deus os ilumine, dê-lhes força para continuar nessa missão de levar a cura, o conforto a quem precisa”, disse Pe. Ronaldo.

O gerente de saúde, José Leudo, agradeceu a visita dos representantes da Diocese de Patos e considerou importante esse momento. Falou dos desafios que o Hospital encara diariamente, das pancadas que o HRP recebe, muitas vezes injustamente e citou o caso da demanda quase zerada de cirurgias, hoje havia apenas quatro a ser feitas, quando já houve tempo em que 40 pessoas esperavam pelo procedimento. “Isso é algo que a imprensa não compartilha, essa conquista do povo. Fico triste quando alguém se refere ao Hospital como matadouro. Você pode ter o melhor plano de saúde, mas quando precisa com urgência de socorro médico, o primeiro lugar ao qual se dirige é o Hospital Regional”, reclamou.

Leudo afirmou que é muito importante a visita do Bispo e seus auxiliares para que, com seu olhar diferenciado possa dar sugestões, apontar falhas “para que o Estado possa melhorar cada vez mais os serviços oferecidos à população”.

Dom Eraldo, que ainda percorreu o Centro de Hemodiálise, conversou com pacientes e funcionários, falou das limitações que existem em cada profissão, em cada ambiente de trabalho para afirmar que não há como atender todas as necessidades de quem precisa dos serviços do Hospital, mas que se faz o possível.