HRP Janduhy Carneiro

HRP Janduhy Carneiro

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Ouvidoria do Hospital Regional de Patos consegue 100% de resolutividade



O setor porta-voz dos usuários do SUS, que buscam os serviços do Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro, a Ouvidoria, que funciona desde julho de 2013, vem se destacando por conseguir dar solução às reivindicações dos pacientes, acompanhantes e funcionários.

Ano passado os ouvidores receberam uma demanda de 125 reclamações, conseguindo direcioná-las aos seus respectivos setores, que resolveram 100% das queixas. Segundo o ouvidor Bismarck Sousa da Nóbrega, o relatório anual de 2015 aponta como principais causas dessas queixas, demora nos atendimentos cirúrgicos, especialmente ortopédicos, e entrega dos prontuários para que as vítimas de acidentes deem entrada no DPVAT - Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre, cirurgias eletivas, pedidos para aumento no número de médicos e solicitações para colocação de ar condicionado nas enfermarias.

Dois ouvidores diariamente, das 7h às 19h, de segunda a sexta, fazem o trabalho de escuta da clientela do HR, indo in loco aos leitos das enfermarias, na urgência, em qualquer setor que houver pacientes, acompanhantes e funcionários do Hospital, aplicando questionários sobre o atendimento que lhes é oferecido, tirando dúvidas e buscando solução nos setores de competência dos mesmos. As queixas podem ser encaminhadas também por telefone e email da ouvidoria.

“A direção do Hospital possui uma relação bastante estreita com a Ouvidoria, buscando rápida resolutividade das demandas que a ela chega”, comenta Bismarck. Houve significativa queda no número de reclamações em torno do serviço de cirurgia ortopédica, onde há semana que as equipes ortopédicas conseguem zerar a demanda. Antes havia longa fila e pacientes chegavam a passar mais de mês à espera pelo procedimento.

Devido ao grande número de vítimas de acidentes de trânsito, a maioria motociclistas, em média 10 por dia, em dezembro último a média superou 13 acidentados por dia, elas são responsáveis por 90% das cirurgias ortopédicas realizadas no Regional de Patos.



Marcos Eugênio (Ascom 6ª GRS)


terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Sobe média de atendimento a vítimas de acidentes com moto em dezembro no RHP




O Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro atende, diariamente, uma média de 10 vítimas de acidentes envolvendo motocicletas. Porém, mês passado, último de 2015, os números subiram para 13. Em dezembro 394 pessoas envolvidas em acidentes com moto receberam cuidados médicos do Regional de Patos. Desse total, 84 precisaram de internamento e a grande maioria de cirurgia ortopédica.

Outras 28 deram entrada no HRP vítimas de acidentes de trânsito envolvendo automóveis. A relação dos números mostram com preocupação o alto índice de acidentes com moto, que acabam deixando muitas sequelas às vítimas, que precisam, geralmente, de meses para recuperação. O HRP realizou em dezembro 5.793 atendimentos, destes 2.123 consultas.

A violência física levou 48 pessoas a procurarem a urgência do Regional. Também deram entrada 11 atingidos por tiros e 23 por arma branca. Foram 24 vítimas de acidentes de trabalho e 33 agredidos por animais raivosos, dentre estes a raposa. Algumas, devido a falta de alimentos em seu habitat natural, ocasionado pela seca, se aproximam das residências rurais e acabam atacando as pessoas, quando se sentem ameaçadas.

O maior fluxo de pacientes atendidos pelo HR, de 84 municípios, foi de Patos, com 3.152. O Janduhy Carneiro realizou mês passado 627 internamentos.